O livro de Tobias é conhecido por ser um Livro Apócrifo e eu já fiz um breve conteúdo disso, caso queira ler, é este.. Mas hoje decidi, após estudar o livro, com as minhas atuais interpretações dizer, porque o mesmo não está na minha e nem na sua Bíblia, é claro, se ela não for de Cânone Romano e Ortodoxo ou da Vulgata Latina. Mas inicialmente temos no livro:
O livro é um romance hebraico cujo o propósito é didático, ou seja, não há nada de alusão a Jesus ou ao seu ministério.
Tobias é uma narrativa fictícia sobre duas famílias de Israel, Tobite e sua família, Raguel e sua família.
O autor é desconhecido, e há versões em Hebraico e Aramaico da obra, assim como o mesmo tem 14 capítulos. Onde descrevem a história das famílias acima com trajetos de piedade e grande sofrimento.
O livro tem vários pontos que lembram muito a história de Jó, o que poderia ser uma inspiração da obra de Jó nessa aqui.
Tem um enredo com Deus, anjos e demônios que alguns tópicos lembram a história de Jonas também, mas no geral é “ uma obra simples ficcional, sem inspiração do Espírito Santo, sem uma relação com os outros livros da Bíblia, e apesar ter várias inspirações, de livros conhecidos da Bíblia, esse pode ser sim apenas uma literatura histórica.”
Por fim, ainda pretendo ler mais sobre esse livro, mas até então concordo do porquê o mesmo não está na Bíblia, pois não compactua com a essência da formação geral da mesma.
Com carinho,
Escritora: Kamilla Nogueira
0 Comments:
Postar um comentário