Como Gostar de Ler ?

 

Olá, amados! 





Tem um tempinho que eu criei este material aqui para inspirar as pessoas a lerem e também gostarem desse processo, e esse material é bem simples, prático e bem direto ao ponto. Além disso, eu aprendi que a leitura é um processo e você gostar também é um processo, e que tudo fica mais leve e divertido quando é verdadeiro. Ou seja, você está lendo algo que gosta, no seu ritmo, no seu tempo, com os seus porquês faz ainda mais esse processo ser prazeroso. Porque por mais clichê que seja você aprende a gostar de “ ler lendo”, e óbvio que alguns vão chegar nesse ponto com outras experiências, mas o importante é você criar as suas marcas nesse processo, afinal, é o seu processo. Dessa forma, hoje eu quero compartilhar algumas dicas para somar nesse material e se você ainda não baixou o seu faz isso agora, pois tenho certeza que pode te inspirar e muito nessa caminhada. 




  1. Pesquise sobre o autor antes:


E isso aqui não é sobre spoiler e sim  sobre você se permitir ver como é o “ modo do autor”, olhe como ele costuma escrever, e sobre o que escreve, olhe suas preferências, gostos e afins. Porque isso aqui também te ajuda muito a entender as obras dele, pode não parecer, mas ajuda, porque um Machado de Assis desses, que muita gente acha suas obras longas e cansativas, eu particularmente amo, e ele é um dos meus escritores favoritos. Além disso, se você for atrás “ de conhecer um pouco do seu histórico de vida”, você conhece um pouco do que ele gosta e como gosta de trabalhar com a literatura também, o que ajuda muito a entender o seu posicionamento e contextos literários. Porque a arte imita a realidade e mesmo que haja muita fantasia ela ainda foi gerada sobre uma realidade e Machado de Assis brincou muito com a sua arte e não é à toa que ele é um mestre nesse campo literário.




  1. Faça anotações: 


Anote os pontos altos das páginas ( pode ser nas próprias páginas), faça marcações, use adesivos, enfim, personalize os pontos altos de suas leituras. Como nomes dos personagens, contexto da obra, tempo, acontecimentos, reviravoltas, datas. Enfim, marque em todas as páginas os pontos principais até mesmo para quando você retornar a leitura, se recordar dos detalhes já vistos”. E se não quiser fazer isso no próprio livro, pegue uma folha em branco e escreva nela ( tudo que for lendo no livro de importante e deixe entre as páginas e a releia toda vez que voltar a leitura do livro. 




  1. Não julgue as partes em um todo: 


Eu como uma leitora de mão cheia sei que muitas vezes algumas obras começam ruins e terminam bem piores, outras começam ruins e terminam mais ou menos, outras começam ruins e terminam bem, e sim ainda há esperança. Porque eu também já  julguei livros e autores e como eu me arrependo, pois às vezes aquele livro é ruim sim, mas há outros desse autor que não são. Sabe, às vezes vamos pelas partes e isso faz com que possamos perder  outras dádivas e tudo bem, já me aconteceu de dar esperança para obras e elas não serem nada disso. Mas não as julgue, pois se permita conhecer o todo, às vezes o autor não soube falar bem em um livro de romance, mas caprichou em uma ficção e tudo depende da nossa experiência. Logo, lembre-se sempre do todo, se permita conhecer para tirar suas próprias conclusões, porque você pode se surpreender com obras e autores.


Com carinho,


Escritora: Kamilla Nogueira



Olá, 

Você é muito importante, especial e amado!
Se puder acessa esse link abaixo  e conheça outros projetos e materiais meus.
Muito obrigada, um abraço. 






0 Comments:

Postar um comentário

Para mais Conteúdos: