Por que o Livro de Judite não está na minha Bíblia?

 

O livro de Judite é conhecido por ser um Livro Apócrifo e eu já fiz um breve conteúdo disso, caso queira ler, é este. Mas hoje decidi, após estudar o livro, com as minhas atuais interpretações dizer, porque o mesmo não está na minha e nem na sua Bíblia, é claro, se ela não for de Cânone Romano e Ortodoxo ou da Vulgata Latina. Mas inicialmente temos no livro: Judite, nome do livro e também o nome da protagonista desta obra, é uma heroína, viúva que salvou o povo de Israel dos seus inimigos.



Além disso, a obra trata-se de uma narrativa ficcional, é um romance narrativo de patriotismo e religião. Onde não se sabe ao certo quem o escreveu e o período histórico ao qual se “ encontrava esses relatos”, mas alguns dizem ser no período de Hasmoneu, no governo de João Hircano, entre 135 e 104 a.C. No mais, há alguns estudiosos que dizem que Nabucodonosor é simbolizado nessa obra, assim também como Judite, uma viúva piedosa, representa na obra o povo judeu. O que nas entrelinhas “ trazem alusão a Bíblia ”, onde também é notório para alguns estudiosos, que há alguns pontos que lembram Jael, da Bíblia Protestante também, uma mulher forte, heroína e corajosa a ponto de lutar pelo o seu Deus e povo.



Por fim, é uma obra curta, com 16 capítulos, onde de uma forma geral traz a guerra dos assírios, a libertação do povo israelista, com muita ênfase no papel de Judite que luta, salva o seu povo, mata o general, pois se infiltrou no acampamento por suas altas habilidades e sua astuta sedução. E que é uma mulher muito admirável e forte, para o seu povo e para mim lembra-se muito uma história literária, histórica, sem ligação com alguma revelação divina para ter sido transcrita. Mas sim, um enredo simples literário onde não há  nada demais, sabe, além da imaginação, como eu já vi em outros livros dessa seleção, que em breve trago para cá. No entanto, é apenas um livro, e a sensação apesar das possíveis semelhanças é que foi escrito como uma lenda, ou um feito heroico mesmo, pois eu não sinto traços do espírito santo ou das ações divinas na obra. Logo, acredito que por esses sinais, ( ou outros mais técnicos e teológicos que eu ainda não saiba) ele seja considerado sim um Livro Apócrifo.








Com  carinho,


Escritora: Kamilla Nogueira



Olá, 

Você é muito importante, especial e amado!
Se puder acessa esse link abaixo 
 e conheça outros projetos e materiais meus.
Muito obrigada, um abraço. 





0 Comments:

Postar um comentário

Para mais Conteúdos: