Olá, amados!
Eu já fiz uma postagem bem completa e cheia de informações deste nicho, essa aqui, e hoje eu vim compartilhar mais um pouco desse universo dos livros. Porque eu como uma pessoa apaixonada por essa área, posso afirmar que não é da “ noite pro dia “ que começamos a entender as artes literárias, principalmente se você não teve uma boa construção na escola que é um dos primeiros locais que temos acesso a isso ou no seu meio social. Pois no meu processo de aprendizado eu percebi o quanto as bagagens são sim importantes, o quanto “ esses degraus literários”, me ajudaram a entender melhor as artes, os livros e a literatura de uma forma geral. Até porque, acredito que já tenha mencionado isso, mas antes eu não gostava dos clássicos, achava-os chatos, sem graça, cansativos e “ uma perda de tempo”. Uma porque alguns professores que tive “ passaram influências disso”, outra, porque assim que tive contato com um clássico, o meu primeiro, foi o Machado de Assis, literalmente me senti uma analfabeta. Porque eu lia, lia e nada entendia, e sabe as dicas que já mencionei sobre essa área? Eu usei, elas eram sim boas, mas eu não sabia a base e mais, eu não entendia o porquê disso. Logo, como eu disse, foi um processo, eu aprendi a literatura, eu aprendi a ler, a entender, eu aprendi a participar das minhas leituras do jeito certo, porque as obras pedem isso. Pedem, que “ estejamos juntos”, e muitas vezes eu reprima os meus sentimentos, mas a literatura pede justamente que estamos “ na obra, que ouçamos a obra, que possamos participar por inteiro e sem medo”. Porque ela é uma conversa e principalmente na gente, e entender hoje que os meus livros favoritos são justamente os clássicos, me fez perceber que os meus maiores desafios me levaram às minhas maiores descobertas. Sendo assim, de uma forma geral, os meus conselhos são,
Busque entender a base ( estrutura geral da literatura), e não, eu não estou dizendo pra você se formar em Letras, apenas buscar entender a base dos seus “ livros “ com a literatura, com gêneros, grupos textuais, períodos literários, a nossa arte “local“, como a indígena. Enfim, busque ler e compreender não apenas a obra, mas esse conjunto. ( que cada obra em especial carrega e deixa em nós).
As outras dicas que deixei nessa postagem ainda continuam sendo importantes, mas lembrem-se de respeitar o seu processo e avançar conforme a sua compreensão literária. Outra coisa, a literatura não está apenas nos “ livros”, e quando você aprende a entender essa arte incrível e cheia de dádivas, você começa a ver sinais disso em outras partes, porque sim há. Como nas músicas, até às que você gosta rs, no campo audiovisual, na sua fala, pensamento, porque sim elas influenciam. Sendo assim, se desprenda de uma única forma de ler, de aprender e de gostar das coisas, porque a literatura é viva e ela usa da sua vida pra te “ escutar e ainda te ajudar “.
Por fim, o universo dos livros é uma jornada rica e de várias formas, assim como individual, o que a faz ser mais linda e o que muitas vezes nos emociona e nos cativa, justamente por esses detalhes. Contudo, se permita desfrutar dessa área, se permita conversar com a literatura, porque eu tenho certeza que ela tem muito de bom para lhe apresentar.
Com carinho,
Escritora: Kamilla Nogueira
0 Comments:
Postar um comentário